Dicas: 10 itens básicos segundo Tim Gunn.

Tim Gunn é um consultor de moda americano, conhecido por apresentar o programa Tim Gunn guru de estilo e Project Runway. É também autor do livro “Tim Gunn´s Guide of Style”.

Ele ensina que para se vestir bem tudo é uma questão de proporção, caimento e silhueta. Independente do tipo de corpo, a mulher deve procurar peças proporcionais ao seu tamanho, ajustadas, estruturadas, acinturadas e que valorizem suas formas.

Tim também ensina que uma  lingerie de qualidade é um ótimo investimento, pois ela pode afetar o seu aspecto geral. Ele diz: “Quanto maior for o seu busto, mais importante é o seu sutiã.”

Tim Gunn prega que toda mulher deve ter pelo menos 10 itens básicos no seu armário que devem combinar entre si e com outras peças menos básicas e que seguem a moda.

Essas peças são:

1-    Vestido preto básico.

pretinho basicopretinho basico2

Tim Gunn chama o vestido preto básico de must-have  ( precisa ter) pois é uma peça versátil que pode ser usada em qualquer ocasião de dia ou de noite bastando trocar os acessórios.

2-    Trench Coat.

trenchtrench coat

O Trench Coat também é versátil, pode ser usado com o preto básico, com jeans, com calça alfaiataria, por cima de um cardigan e além de aquecer, confere elegância ao look.

3-    Camisa Branca clássica.

camisa branca

Outra peça fundamental que combina com todas as outras. Tim alerta: “Apenas lembre-se de fazer a manutenção apropriada da peça!”.

4-    Jeans.

jeans

O modelo tradicional é o mais indicado. Corte reto, cor escura, quase sem lavagem. Cós intermediário nem muito alto, nem muito baixo, uns 2 a 3 dedos abaixo do umbigo.

5-    Vestido para o dia.

vestido para o diashift dresschemisierenvelope

Um vestido básico para ser usado durante o dia serve para diversas ocasiões desde trabalho ate o lazer dependendo dos acessórios combinados. Os preferidos de Tim Gunn são o shift dress, que é uma espécie de vestido reto e sem manga, o chemisier, vestido camisa e o envelope criado pela estilista Diane Von Furstenberg, aquele que se usa transpassado na frente que por sinal esta completando 40 anos de sua criação. É um vestido que veste bem qualquer tipo de corpo.

6-    Saia.

Saia_lapis

A saia versátil é aquela que você poderá usar em várias ocasiões e de várias maneiras. O comprimento ideal é aquele que fica próximo ao joelho. Escolha uma saia que caia bem no seu tipo de corpo.

7-    Jaqueta ou Blazer

blazer

A peça mais clássica do guarda-roupa masculino é também item básico para as mulheres. A versão feminina é acinturada e o comprimento ideal fica na linha dos ossos da bacia (aqueles ossos evidentes na parte inferior da barriga). Prefira um modelo básico, com dois bolsos discretos na parte da frente, uma lapela fina, um ou dois botões. Ao experimentá-lo ainda na loja, feche o botão da frente para verificar se ele não fica apertado nos seios ou na cintura. Tente mover os braços para frente e para trás para ver se a peça não fica muito apertada nos ombros, bloqueando seus movimentos. Repare também que a costura da linha dos ombros não deve ficar sobrando nem descendo para o braço. “Nem um único item do vestuário complementa melhor um look do que um blazer”  defende Gunn.

8-    Alternativa para o moletom.

alternativa

Nesse item podemos incluir uma peça casual, confortável, mas que também lhe confira elegância. Uma bela blusa, solta, ou uma camiseta estilosa que lhe de liberdade de movimentos.

9-    Calça social clássica.

calça

É uma peça que pode ser usada para trabalhar, ou para uma entrevista de emprego. Não deve ser muito justa, não pode marcar o corpo nem evidenciar a lingerie que se está usando. “Seja ela preta, marinho, cinza chumbo ou marrom chocolate, uma calça com fios de lã ou seda com caimento reto desde a parte mais larga do quadril é uma peça essencial do guarda-roupa”, afirma o guru.

10-    Sueter de cashmere.

sueter

Uma blusa de malha fina de manga comprida, para ser usada sobre regata ou segunda-pele e embaixo de casacos mais pesados. Vai bem em todas as estações. Cashmere é uma lã fina, mas você pode adaptar esta sugestão de peça de roupa em outro tecido que preferir. Entretanto, Gunn justifica sua escolha: “Este é o único item do vestuário no qual eu atribuo uma textura “luxuosa”, porque o cashmere se tornou bem acessível e pode durar anos se for lavado com cuidado”.

Uma alternativa é o bom e velho cardigan, usado em temperaturas amenas, ou no ambiente de trabalho para driblar o ar condicionado. Além de funcionar como a terceira peça que alonga e afina.

E você tem as 10 peças indicadas por Tim Gunn? Comente.